Você sabe o que significa Meio Ambiente?

Planetas, vocês sabem o que significa Meio Ambiente? 
O conceito mais antigo e que todos aprendemos na escola, mas que agora estamos descobrindo não ser o único conceito de Meio Ambiente se divide em quatro Meios, são eles, Natural, Artificial, Cultura e de Trabalho.
O Meio Ambiente Natural, engloba toda a natureza, protegido pela lei 6938/81 art. 3º, I e pela Constituição federal de 1988, art. 225, inc. 1º, I, III e VII, recursos naturais, água, solo, assim como tudo que se encontra sobre e no subsolo, que seriam os minerais, petróleo etc…, ar, flora, fauna.

Este é o conceito mais antigo e que todos aprendemos na escola, mas que agora estamos descobrindo não ser o único conceito de Meio Ambiente.

Meio Ambiente Natural

Como dissemos anteriormente sobre as divisões de Meio Ambiente, iniciaremos pelo Meio Ambiente Artificial que engloba tudo aquilo que foi construído pelo homem, como casas, ruas, avenidas, praças entre outros, ou seja, tudo aquilo que não existia e foi projetado e construído, além da proteção do art. 225, XXIII da CF/88 esta espécie de Meio Ambiente recebeu outro amparo da nossa lei em seu art 182, 21, XX. No que tange a política urbana, é competência da União das diretrizes de desenvolvimento urbano, saneamento básico e transportes urbanos entre outros.

Meio Ambiente Artificial

Meio Ambiente da série dos quatro que comentamos e juridicamente admitimos é Meio Ambiente Cultural, que também está contemplado pela nossa Constituição Federal de 1988 em seus arts. 215, 216 inc. 1º e demais leis esparsadas. ” Conjunto de bens, coisas que são geradas pelo homem, valor cultural, patrimônio cultural de um povo aí incluem-se Patrimônio Histórico, paisagístico, artístico, turístico, arqueológico, linguagem, gastronomia, vestimentas, edificações, crenças, religiões, lendas, canções, manifestações indígenas e direitos.”

Meio Ambiente Cultural

Observem que existem alguns pontos em comum entre as espécies de Meio Ambiente o que é natural, uma vez que eles estão conectados sempre, algumas vezes se misturando entre si.
Planeta trás para vocês a última espécie de MA compreendido pela nossa Constituição Federal de 1988, trata-se do Meio Ambiente do Trabalho, que tem o seguinte conceito “Local onde as pessoas trabalham, seja em área rural ou urbana, Tutela os trabalhadores que tenham contato com agentes nocivos a saúde e a sua segurança.”
A nossa carta magna protegeu de forma específica os trabalhadores que estão em contato permanente com ambientes insalubres e perigosos, considerando a vida com um bem maior, o art 7º, XXIII c/c art. 200, VII e VIII, tutelando sob os artigos acima o Meio Ambiente do Trabalho.

Meio Ambiente de Trabalho

O Blog tem como um de seus pilares, a educação em forma de informação e conteúdo, o que me faz escrever desde noções básicas, à dissertações e textos que façam vocês refletirem, e principalmente questionarem, lembrando sempre de nosso lema, #pensando local e #agindo global.
Saudações ecológicas.

Carlos Avel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s