PJC – Tempo.

Tempo é $?
Tempo é dinheiro, você já ouviu isso inúmeras vezes, uma verdade absoluta, algo inquestionável, você concorda com isso?
Se sua resposta foi sim, este texto está mais direcionado a você do que a quem respondeu não, tempo não é dinheiro.  Crescemos ouvindo isto de nossos familiares, amigos, na escola, na faculdade e finalmente a ideia está gravada em nossa mente como verdade e pronto. Mas é essa a questão: Tempo não é dinheiro; tempo é VIDA!

Ainda outro dia assisti a um filme que confesso o nome me foge agora, uma ficção que me pegou de pronto, não consegui mais tirar os olhos da tela.  Em uma era distante, a vida era contabilizada como tempo, as pessoas nasciam e recebiam um relógio de pulso que contabilizava o tempo de vida delas.  Todos recebiam 25 anos ao nascer e o tempo corria normalmente como hoje. Ao trabalhar, a pessoa recebia o pagamento em tempo, dinheiro não existia, ou seja, você era rico se tivesse muito tempo em seu relógio da vida ou depositado num banco de tempo, com direito a cofre e tudo mais. Ao comprar qualquer coisa, tudo era pago com tempo, a moeda vigente era o tempo, uma simples passagem de ônibus era paga com tempo, pessoas podiam doar tempo a outros se assim o desejassem, existia nas ruas bancos que emprestavam tempo e o cobravam de volta com juros, como se faz hoje com a moeda em uso, o dinheiro.

 

Desde este dia em diante, passei a me preocupar mais com o tema, afinal, eu jamais havia prestado a devida atenção ao tempo, como se ele fosse algo inesgotável. Mas, surpresa! O tempo é finito, pelo menos nesta fase de nossa existência.  Entendi então que o tempo pode ser um aliado ou um amigo, pois ele apresenta a oportunidade de viver, de crescer, de desenvolvimento, de contemplar a nossa natureza interior. O tempo não para, ele se esgotará e com ele as oportunidades terão acabado e a vida terminará.

É possível que se passe a vida inteira sem se entender a real natureza do tempo, isto porque não se dá o devido valor a ele.  É errado pensar que sempre haverá tempo, que vale a pena desperdiçar tempo com pensamentos secundários, empurrar coisas importantes para o futuro, gastar tempo com assuntos desnecessários, deixar passar o tempo. Você trataria seu dinheiro como você trata seu tempo, sabendo que o tempo gasto jamais retornará? Mas ainda acreditamos que podemos poupar o tempo.  Ledo engano, o tempo não volta, cada momento é único, precioso, belo e dependendo de você, algo mágico, inesquecível, e como tal deve ser vivido em sua intensidade máxima.

É preciso aprender a respeitar e apreciar a qualidade do tempo, usá-lo com habilidade e eficiência.  Falta um senso de direção e finalidade neste estágio em que se encontra a humanidade, pois é difícil este entendimento e, como resultado, nosso crescimento é lento e errático.  Se você tentar se lembrar o que você tem feito nos últimos anos, meses, dias, horas, minutos, sua memória não será muito clara, você talvez não consiga especificar ponto a ponto os acontecimentos de sua vida

 

Por não saber avaliar e apreciar o tempo, você se envolve num projeto e mesmo antes de terminá-lo, já começa outro sem ter apreciado o projeto terminado, deixando de lado o senso de finalidade e valor da vida.  É importante se trabalhar em parceria com o tempo, caso contrário, se trabalhará muito, mas ficará sempre uma sensação de que se fez pouco, que o trabalho não foi satisfatório.
Quando aprendemos que tempo é vida, começamos a entender mais como usá-lo, pois prestando mais atenção a cada momento, a cada detalhe, podemos aprender a usar esses momentos para se obter os reais objetivos pretendidos.
Meu objetivo com este texto foi investir meu tempo em algo útil e prazeroso, ajudar alguém. O entendimento do tempo é tão importante que algumas empresas já permitem que seus funcionários façam seus horários de trabalho, desde que cumpridas as horas contratadas. O uso racional do tempo fará com que você seja mais organizado, que você produza mais e melhor no seu trabalho, que sobre tempo para você estar em família, para seu lazer, para estar com quem você ama e principalmente para você estar em contato direto com você mesmo e o real sentido da vida: evoluir.
Tempo é vida, saiba como utilizá-lo e seja mais feliz!
Saudações ecológicas.
Agindo local, pensando global!

Carlos Avel.

 



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s