PJC – C40

Você sabe o que é? Pois é, poucas pessoas sabem, trata-se de uma rede global de prefeitos, criada em 2005 e ampliada em 2006 através da parceria com a Iniciativa Climática (CCI) e do ex presidente americano Bill Clinton.

Desde 2013 o grupo é presidido pelo prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, sua principal meta é promover o desenvolvimento urbano sustentável, através de estratégias visando enfrentar as mudanças climáticas.
O I Fórum Latino-americano de Prefeitos foi realizado em Buenos Aires, onde oito cidades entre elas o Rio de Janeiro, aderiram ao Pacto Global dos Prefeitos, sendo esta a maior iniciativa no mundo envolvendo cidades na luta contra os impactos das mudanças climáticas, ficou acordado que, todos os participantes, se comprometeram a utilizar ônibus limpos nos sistemas de mobilidade urbana.
Este pacto pretende reduzir o uso de ônibus a diesel, um grande problema das grandes metrópoles.

Meios de transporte que poluem.


Se as medidas acordadas neste I Fórum se concretizarem, estaremos dando um passo gigantesco para a redução de emissões de gases do efeito estufa e riscos climáticos, promovendo ao mesmo tempo saúde, bem estar e oportunidades econômicas aos cidadãos destas cidades latino-americanas.
A America Latina representa algo em torno de 600 milhões de pessoas, trabalhando juntas, estas cidades tem grande potencial para colaborar para um mundo mais limpo, menos poluído. Segundo pesquisa recente realizada pelo C40, tais medidas poderiam reduzir as emissões de CO2 em 6,633 toneladas métricas, este número equivale a 1,4 bilhões de carros fora das nossas ruas a cada ano.

                     Cidades poluída

Enfim uma boa notícia para o planeta, cabe a você cidadão a fiscalização, a cobrança junto aos órgãos públicos para que o acordo seja cumprido à risca, e colaborar usando cada vez menos os meios de transporte individuais em favor dos transportes públicos, é isso, ou teremos a cada dia que passa um ar de pior qualidade, nos obrigando a sair às ruas com máscaras para filtrar a poluição atmosférica.

Planeta! Seja consciente. Somente quando todos passarmos a utilizar os meios de transportes públicos, os mesmos sofrerão uma melhora acentuada, sendo mais rápido, confortável, limpo, com preços mais baixos e tornando a mobilidade urbana melhor. O Planeta conta com você!

Saudações ecológicas. Agindo local, pensando global. Carlos Avel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s