PJC atitude – Lixo nas praias

Nosso tema de hoje tem relação direta com nossos hábitos e a falta de consciência da população mundial sobre o grande problema da poluição dos nossos mares e zonas costeiras. Sabemos que os oceanos representam 70% da superfície da Terra, assim sendo, e por serem eles os verdadeiros pulmões do mundo – isto mesmo, quem pensou na Amazônia errou-  está na hora de sabermos a verdade: são os fito plânctons encontrados nos espelhos d’água dos oceanos que proveem o oxigênio que é consumido por você. Antes só encontrados em certas áreas dos oceanos, 70% da poluição marinha se alastra de forma assustadora das praias para os oceanos.

12

O Programa Ambiental da Nações Unidas em pesquisa recente mostrou que existem 46.000 fragmentos de plásticos em cada 2,5KM² da superfície dos oceanos, o que representa 70% dos resíduos sólidos poluentes encontrados nos oceanos.  Isto vem causando um desequilíbrio ambiental gigantesco com sérias consequências para a biota local. Duzentos e sessenta e sete espécies de aves marinhas e mamíferos que habitam os oceanos se alimentam e alimentam seus filhotes com esses resíduos de plásticos, já que para estes animais, tudo que boia na superfície das águas é alimento. Recentemente, uma baleia morta foi encontrada na Normandia, França, com nada menos do que 800 kg de plásticos em seu estômago.

praia-poluida
Rio de Janeiro, é esta a praia que você quer ir?

 

O atol de Midway, próximo ao Havaí ,é o símbolo maior desta tragédia, pois recebe diariamente resíduos plásticos trazidos por correntes marinhas oriundas do Japão e da costa oeste do USA. Este lixo é responsável pela morte de mais da metade dos 500 mil Albatrozes que nascem no atol: estima-se que mais de 1 milhão de albatrozes morrem todos os anos em decorrência da ingestão de plásticos.  O plástico PVC, que é usado mundialmente em larga escala e contem estanho em sua composição, é utilizado na fabricação de canos, brinquedos, sacolas plásticas, garrafas pets entre outros, é extremamente tóxicos para peixes e moluscos também.  Este tipo de lixo chega aos oceanos pela ação do homem, que polui as praias pelo descarte de lixo industrial e pela ação das chuvas que varrem aterros sanitários e zonas costeiras, além da limpeza dos porões e tanques de navios.

Você sabe o que são pellets? São pequenas bolinhas com meio centímetro de diâmetro usadas pela indústria, os pellets são considerados uma grande ameaça pois, como o mundo produz atualmente 230 milhões de toneladas de produtos de plásticos ao ano, os pellets acabam por chegar aos oceanos por meio de descarte ilegal das indústrias que, infelizmente, não sofrem a devida fiscalização e quando multadas se utilizam de ações administrativas como “ Termos de ajuste de conduta” ou outras para escaparem das punições por crime ambiental.

thumb

Outro tópico interessante que não tem recebido a devida importância são os filtros e guimbas de cigarros. Hoje são produzidos 6,5 trilhões de cigarros no mundo e cerca de 4 trilhões são descartados de maneira imprópria, poluindo solo e água.  Segundo estudos realizados pelo Projeto Cigarette Butt Pollution, que embasam pesquisas da Universidade de San Diego na Califórnia, as guimbas e filtros de cigarros são jogados no mar afetando sobremaneira a cadeia alimentar. Seus componentes químicos incluem metais pesados que são ingeridos por peixes e aves marinhas, peixes estes que serão consumidos por nós. A decomposição de um filtro da guimba pode levar até cinco anos, aumentando ainda mais os riscos de contaminação dos peixes e consequentemente a nossa contaminação. As guimbas e filtros representam hoje 32% dos detritos coletados nas zonas costeiras, como explicar tamanho descaso do homem frente a isso? Algo tão simples de resolver, mas que infelizmente não ocorre, talvez pelo fato de que filtros de guimbas pareçam um lixo inofensivo, o que é um grande erro.

Preste atenção que não mencionei latas, garrafas plásticas e tampinhas plásticas entre outros detritos, que são deixados nas praias e que se tornarão poluentes em pouco tempo, agravando ainda mais esta situação dos nossos oceanos.

44

Faz-se necessário uma mudança de hábitos, medidas simples como cuidar do seu lixo e seu descarte correto, resolveria em grande parte o problema.  Não se pode esquecer que a Constituição Federal do Brasil em seu art. 225 caput, diz que ” é obrigação de todos, zelar e proteger o meio ambiente…”, tratar o meio ambiente como uma extensão da sua casa. Você gostaria que uma visita em sua casa jogasse uma guimba de cigarro no chão da sua sala?

Educação e consciência é o caminho para alcançarmos uma qualidade de vida melhor e a sustentabilidade tão desejada do nosso planeta.

Faça a sua parte!

Saudações ecológicas!

Agindo local, pensando global!

Carlos Avel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s