PJC – POWERWALL

Seguindo a linha adotada semana passada, de trazer notícias boas, uma vez que já estamos saturados de tantos desmandos e desgoverno no país, como prometido, vou apresentar a você, leitor, uma novidade que promete revolucionar a infraestrutura de energia no mundo: a Powerwall!

Trata-se de uma bateria que armazena energia gerada por painéis solares, armazenamento este que é um problema para a expansão da energia solar.  Nesta bateria de íon-lítio recarregável, todo o excedente de energia solar produzida através destes painéis solares que você está acostumado a ver nos telhados das casas, é acumulado na Powerwall, para usar quando necessário ou desejar.

Assim, este excedente de produção não se perderá mais, nem será necessário jogá-lo na rede de energia local para um desconto futuro em sua fatura de energia.  A bateria mede 15 centímetros de espessura, 1,2 metro de altura e 91 centímetros de largura, e foi produzida inicialmente para ser instalada em garagens.  Será possível se conectar até 9 baterias em linha, o que aumenta em muito a capacidade de armazenagem de energia e, com isso, a possibilidade de se ter uma fonte de energia autônoma, sem depender da rede convencional de energia.  Além disso, esse sistema gera menos impacto ambiental, uma vez que estamos tratando de energia limpa.

ds

Para você que não conhece, a Tesla é uma empresa pioneira na fabricação de carros elétricos nos Estados Unidos e foi exatamente o mesmo sistema utilizado no carro elétrico da companhia que inspirou a criação da Powerwall.

A Powerwall foi desenvolvida para uso em várias escalas, nas residenciais é possível reduzir o uso de energia convencional, seja no caso de uma falha no sistema ou quando a tarifa está muito cara, além de suprir possíveis flutuações no caso de fontes instáveis, como a solar e eólica. Para empresas, reduz o gasto com a rede convencional, já que possibilita a alternância entre o uso duas fontes.

960-solarcity-corp-offers-tesla-motors-inc-powerwall-battery-for-5000

Outras grandes companhias como a Total, GE e Siemens também embarcaram na ideia e já desenvolvem projetos similares, o que para nós consumidores é ótimo pois com a melhoria na quantidade de oferta o produto certamente terá seu custo reduzido, isso sem falar no ganho ambiental.

O custo para se adquirir uma bateria destas ainda é alto, cerca de U$3 mil, na opção 7KVH e U$3,5 mil a de 10KVH, lembrando que estes valores equivalem ao custo médio anual de energia consumida por uma residência nos Estados Unidos.  Bem atraente, não acha?

Estou torcendo para que a Powerwall chegue logo ao nosso país e que novas empresas entrem no mercado de baterias tipo a Powewall, aumentado a oferta do produto e a disputa deste mercado com o desenvolvimento na melhoria da qualidade das baterias.

1430653043_004

 

554a42b8e58ece61f2000093_video-how-tesla-s-powerwall-will-provide-energy-to-the-world_screen_shot_2015-05-06_at_9-40-45_am-530x300

Realmente uma ótima novidade, especialmente para nós brasileiros que enfrentamos no momento, por total falta de planejamento e investimentos na área de energia, apagões e tarifas absurdamente altas, além da criação de bandeiras nas contas de energia. O Brasil está utilizando usinas termoelétricas, que produzem energia mais cara e altamente poluente para suprir os baixos níveis da nossa bacia hidrográfica. Adicionado a isso, devido a  falta de planejamento do governo  na preservação da região amazônica, que como disse em outro texto, tem uma área desmatada ilegalmente do tamanho da Grã-Bretanha, as chuvas que naturalmente ocorriam na região sudeste do país não ocorrem mais com a mesma frequência e intensidade, levando ao caos o sistema de abastecimento de água na região.

Mais uma grande notícia, animadora em todos os sentidos.  Planeta aplaude a iniciativa e torce para o sucesso da Powerwall! Se você gostou da novidade, curta, compartilhe, vamos espalhar esperança por dias melhores.

Saudações ecológicas!

Agindo local, pensando global!

Carlos Avel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s