PJC – COP 21

Poucos de nós sabemos que em Dezembro próximo, mais precisamente nos dias 7 e 8, em Paris, ocorrerá uma Conferência para Mudanças Climáticas, a COP 21, a Conferência entre as Partes. Esta seja talvez a última oportunidade que a humanidade terá para começar de verdade a tomar decisões e partir efetivamente para a ação, pois diferentemente de Copenhagen, que foi a última grande conferência sobre o a mudança climática, a COP 21 não resultou em ações efetivas.

arton2861

A falta de um acordo comum para se enfrentar o tema a sério, tirou a promessa dos países ricos de destinar 100 bilhões de dólares americanos aos países em desenvolvimento para que estes pudessem enfrentar os problemas oriundos da mudança climática, diga-se de passagem, provocada em sua maior parte pelos ditos países ricos.  Os recursos serviriam para a melhoria das tecnologias e práticas existentes, recursos estes que deveriam estar disponíveis até 2020.  A única coisa que se sabe hoje, é que os países ricos não sabem como irão conseguir este montante de dinheiro para cumprir o que ficou decidido em Copenhagen.

O mundo se vê frente a uma grande oportunidade na COP 21, pois ela representa uma possibilidade de se conseguir um acordo mundial, onde todos os 190 países presentes,  grandes empresas petrolíferas, investidores e outros, poderão trabalhar juntos com um objetivo comum, que é mudar o comportamento do homem em relação ao planeta.

fr
O ministro de Relações Exteriores da França, Laurent Fabius chancelando a COP 21!

CAUSAS:

As causas das mudanças climáticas podem ser naturais, como alterações na radiação solar advinda dos movimentos orbitais da terra, ou causadas pelo homem.

O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas, afirma que há 90% de certeza de que o aumento da temperatura na Terra está sendo causado pela ação do homem.

Dentre as atividades humanas que mais causam o aquecimento global, destaco a queima de combustíveis fósseis (derivados de petróleo, carvão mineral, gás natural), para geração de energia, atividades industriais, transportes, conversão do uso do solo, agropecuária, descarte de resíduos sólidos (lixo) e desmatamento. Todas estas atividades emitem grande quantidade de CO2 e outros gases que aumentam o efeito estufa.

cop21

CONSEQUÊNCIAS:

O aumento da temperatura média do planeta tem elevado o nível dos mares em razão do derretimento das calotas polares. Isto poderá ocasionar o desaparecimento de ilhas e cidades litorâneas densamente povoadas.

Uma frequência cada vez maior de eventos extremos climáticos (tempestades tropicais, inundações, ondas de calor, seca, nevascas, furacões, tornados, e tsunamis) gerando graves consequências para populações humanas e ecossistemas naturais, levando à extinção de espécies animais e plantas, criando um desequilíbrio ecológico que coloca a sobrevivência humana no planeta em perigo real.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) mais de 250 mil mortes por ano ocorrerão em 2030 devido às mudanças climáticas no planeta. Ainda segundo a OMS, 7 milhões de mortes prematuras por ano ocorrem em razão da contaminação do ar. Estes são números alarmantes que deveriam nos assustar, mas que insistimos em acreditar que isso nada tem a ver conosco!

Paris-Climate-Change-COP21

Será mesmo? Você acredita nisso? Acredita estar imune a esta ameaça?

No próximo dia 05 de Junho estaremos comemorando o Dia do Meio Ambiente. Não que eu goste destas datas, acredito que assim como o Dia das Mães, entre outros, nossa consciência deveria estar voltada para que todos os dias devam ser comemorados como O Dia do Meio Ambiente. Afinal, não fosse por ele, que tudo nos provê, não estaríamos aqui hoje. Sendo assim, por quê será que ainda tão poucos se importam com o Meio Ambiente?

ceostatement-220059

Isto é o básico, não se tem como separar o Meio Ambiente de nossas vidas, ele está presente em tudo. Está mais do que na hora de mudarmos a nossa percepção – o homem não é o centro do universo – já foi tempo que esta definição era aceita. Somos uma minúscula parte do mesmo Todo e como tal devemos nos harmonizar. Será tão difícil para o homem entender que somos parte do todo e não que somos o todo!

Dia 05 próximo aproveite o dia e faça algo em prol do Meio Ambiente, qualquer ação boa nesse sentido será de extrema importância para o planeta.

Agindo local, pensando global!

Carlos Avel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s