PJC Consciência – Seriam eles Deuses?

Assisti ontem a um programa de TV que me sensibilizou demais.  Consegui enxergar naquelas duas reportagens que nem tudo está perdido, que existem pessoas que estão no caminho certo, traçado para nossa evolução.

Você não deve estar entendendo nada, não é mesmo? Calma amigo leitor(a), vou me explicar.  Faço parte de um grupo ainda reduzido de pessoas que acreditam que a nossa evolução intelectual só atinge seus reais propósitos quando acompanhada da evolução moral.  Ainda não entendeu, continua confuso, não é? Ok ,vou tentar ser mais claro: você já reparou que sempre existem pessoas que se destacam nas mais variadas atividades e carreiras, tipo melhor médico, melhor advogado, melhor nisso ou naquilo?  Pois então, o que será que ocorre com estas pessoas? Seriam eles Deuses?

7001criacao

Quando assistimos um Neymar bailar nos campos de futebol, driblando com elegância, parecendo ensaboado, sem que se consiga alcançá-lo ou mesmo o Messi, jogador com um brilho fantástico, visão de jogo, passes com precisão suíça, chutes certeiros que deixam goleiros atônitos sem saber o que fazer a não ser rezar para a bola não acertar o gol.  Qual será diferença entre eles e tantos outros ilustres jogadores? Sei, você deve estar respondendo agora, muito treino, dedicação, profissionalismo etc. Concordo com você, mas te pergunto, os outros jogadores não fazem isso? Eles não treinam com afinco? Eles não sabem driblar, chutar, correr? Claro que sabem, afinal todos tem corpos de atletas, aprenderam nas mesmas escolas de futebol, receberam as mesmas orientações, mas mesmo assim, alguns poucos se destacam não é verdade? Alguém pode exclamar: Ah, são mais inteligentes! Será mesmo? Alguém afirmaria que estes jogadores realmente são mais inteligentes que os outros? Quantos desses gênios dentro dos gramados mal sabiam se expressar? Quem não se lembra do grande Cafuringa que jogou no Fluminense, dando uma entrevista à beira do gramado explicando como foi o seu golaço: “Fingi que fui, não fui e acabei fondo!”.  Sensacional!!!

de

Vou guardar um pouco mais de mistério, quero que você me acompanhe nesta viagem, acredite, abra sua mente e você verá, pode até não concordar e respeitarei sua opinião, mas o fato de ter te chamado para refletir sobre isso, para mim, já valeu ter escrito este texto.

Seguindo nossa viagem…

As reportagens a que me referi no início desse texto tratam da atuação de dois médicos, nada mais, nada menos, do que o Dr. David Nott, um dos maiores médicos do Reino Unido.  Ele dedica parte do seu tempo para trabalhar voluntariamente na guerra da Síria, onde opera dia e noite nas piores condições possíveis, às vezes sem luz, às vezes sob bombardeio. Além de operar, o Dr. David Nott procura passar seu expertise e novas técnicas para os médicos abnegados que trabalham no front, totalmente de graça, trabalhando apenas pelo outro que tanto precisa nesta hora.  Ele leva cura quando possível, conforto e amor às vítimas destas guerras estúpidas, que sob o véu da religião, escondem a verdadeira face do terror, pois em verdade o que se deseja é o poder pelo poder, não conscientes do fato de sermos todos um só, parte do Todo.

david-nott

O outro fato marcante foi a atuação generosa do Dr. Ivan Vargas, que trabalhando como voluntário na Guiné-Bissau, conheceu o jovem Sumba, que tinha à época o rosto desfigurado por um tumor, Linfoma de Grandes B, doença que lhe fez perder o olho esquerdo e lhe deformava a face. Como curá-lo em situações tão precárias? Simplesmente não havia como, mas o Dr. Ivan, não desistiu, lutou e conseguiu trazer o jovem Sumba para o Brasil onde recebeu o melhor tratamento possível, cirurgias, quimioterapia, radioterapia e inúmeros remédios.  Resultado final, Sumba estava curado! Retornou a seu país de origem, castigado pela guerra, com várias cicatrizes é verdade, mas vivo! Me emocionei na despedida de Sumba no aeroporto após dois anos no Brasil, pois laços afetivos foram criados e permanecerão para sempre. Me emocionou mais ainda descobrir que o Dr. Ivan Vargas não é um homem rico quando mostraram seu carro, um Fiat Uno.  Mais ainda, com grande esforço o nosso médico reuniu recursos e comprou um sítio para Sumba e sua família recomeçarem a vida. É Dr. Ivan, seu carro pode ser um Uno mas você como Ser vale mais do que todos os carros do mundo.

12

Agora que você já leu as histórias, vou entrar no cerne da questão: não acredito que alguns são mais ou menos inteligentes, isso vai depender das condições que nos são oferecidas de educação e das nossas escolhas.  Existem sim pessoas mais evoluídas com dons especiais, que aqui estão para ajudar na nossa evolução. Mas para que isto resulte em algo positivo, não pode haver desequilíbrio entre a Moral e a Intelectualidade, pois uma sem a outra pode trazer resultados desastrosos.  Aqueles mais evoluídos exibem altos níveis de ambas qualidades: estes sim, devem ensinar, repassar amor, fraternidade, ter a consciência do que isso representa para os que deles esperam solidariedade, humildade e amor.  Caso contrário, de nada valerá ser dotado de dons especiais, usar a intelectualidade sem moral, pouco adiantará para a evolução de todos.  Temos que apreender com os exemplos acima e tantos outros que não ganham mídia, simplesmente porque fazer o bem não vende jornal.

Em verdade caro leitor(a) SOMOS TODOS DEUSES, somos todos parte do Todo. Conscientize-se: egoísmo, individualismo, falta de amor, tudo isso só nos faz caminhar na direção contrária da evolução. Não é para isso que estamos aqui, lembre-se, tudo é transitório!

Saudações ecológicas!

Agindo local, pensando global!

Carlos Avel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s