PJC – Encíclica Verde

Religiões à parte, mais uma boa notícia: o Papa Francisco acabou de lançar a Encíclica Verde.  Trata-se de documento único contendo 192 páginas que relatam a preocupação do Papa com o meio ambiente.  Após ouvir economistas, especialistas em meio ambiente e cientistas renomados, a conclusão foi a de que realmente estamos caminhando na direção contrária.  O documento não só critica o que está errado, mas também aponta soluções apresentando sugestões para a troca radical desse modelo econômico atual para um modelo mais sustentável, assim como a troca dos combustíveis fósseis por fontes energéticas alternativas e renováveis.

908549_217349

Tal documento elaborado e escrito manualmente pelo próprio Papa, nos traz a esperança de que outras vozes importantes no mundo se juntem ao tão necessário movimento de mudança cultural, colocando o homem nos trilhos, lembrando que a humanidade tem aproximadamente 20 anos para tomar medidas radicais em favor do meio ambiente e consequentemente em favor da continuidade da nossa existência.

Hans Schellnhuber promove a ideia de reduzir a humanidade em 80%
Prof. Hans Schellnhuber, uma das pessoas escolhidas pela Santa Sé para apresentar a encíclica à imprensa.

O presidente dos EUA, Barack Obama, já entendeu que o país mais influente no mundo não pode mais ficar protelando adotar medidas no sentido de começar a tratar do tema meio ambiente com outra visão. Sendo mais uma voz importante, formadora de opinião, os EUA estão prometendo uma postura diferente na próxima COP21 em Dezembro na França, onde todos os países estarão reunidos para apresentar sugestões e soluções. Planeta torce para que desta vez se chegue a um acordo sobre as mudanças climáticas que estão colocando as camadas mais pobres da população mundial em risco, assim bem como alguns países e ilhas que correm o risco de sumirem do mapa.

Lançamento da encíclica Laudato Si', Vaticano, 18 de junho de 2015

Nesta mudança de postura, é necessária a ajuda de todos nós. Precisamos ser mais sustentáveis em nossas vidas, usar racionalmente os recursos naturais disponíveis, economizar onde for possível e principalmente estancar o consumo por impulso, a compra de produtos que geram muitas vezes prejuízos financeiros e escassez. Precisamos nos perguntar antes de consumir se realmente precisamos comprar isto ou aquilo. Uma boa dica é dar uma volta, sair da frente do produto, deixar a compra para outra hora, tentar interromper este padrão de que se a compra não for feita, você não conseguirá sobreviver a isso.  Já ouvi relatos de pessoas que juram que se não comprarem o produto desejado, não serão capazes de ser felizes! Um ledo engano, pois muitas vezes após passado este primeiro momento de impulso, chegamos a conclusão de que a compra era mesmo desnecessária.

ga

A compra envolve três aspectos, o ambiental, o financeiro e o social, este último uma competição acirrada pelo “Eu tenho” porque está na moda, ou meu vizinho tem então eu preciso ter também! Fuja desta armadilha da sociedade de consumo, temos que ser mais conscientes e só consumir o que realmente for necessário. Claro que não sou um radical, se dar de presente algo que você gosta e deseja vez por outra, não irá destruir o planeta, mas tente ser racional e reduzir o consumo desnecessário.  Lembre-se que vivemos a era dos três Rs: Reuso Reciclagem e Redução.

Seja você também mais uma importante voz nesse trabalho de mudança de cultura. Converse com os seus parentes, amigos e até mesmo com estranhos sobre isso. O planeta agradece, você só tem a ganhar e lembre-se que toda mudança começa primeiro em você!

Saudações Ecológicas!

Agindo local, pensando global!

Carlos Avel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s