Suntentabilidade e Moda.

cabide

Antes de falarmos em moda sustentável é necessário que se esclareça o que é isso, hoje em dia todo mundo fala em responsabilidade sócio ambiental, mas em verdade poucos sabem exatamente o que isso quer dizer.

Vou tentar ser o mais objetivo possível, resumindo ao mínimo o que se seria algo SUSTENTÁVEL, são três os princípios básicos para que se obtenha um produto assim considerado, o primeiro deles, respeito aos limites ambientais, o segundo, justiça social e por último a viabilidade político-econômica.

A falta de equilíbrio entre estes três princípios pode causar danos catastróficos ao meio ambiente, a sociedade e a economia de uma nação, para se obter este equilíbrio é necessário uma mudança de hábitos, uma mudança cultural, que passa pelos famosos 3R’s, Redução, Reuso e Reciclagem.

3rs

Isto posto, passemos a falar de moda sustentável, que vem a ser métodos de produção que não agridam o meio ambiente, envolvendo os princípios básicos já citados acima.

Dentre os mais importantes, temos os produtos recicláveis e as propostas de eco design, tecnologias, moda e tendências.

8e02dffb63c7fe3f62914ba00ba64c81

Um produto de moda é eco  eficiente quando se leva em conta o ciclo de vida do produto, a produção que não agrida o meio ambiente e os objetivos ambientais de saúde e segurança, produtividade e lucratividade.

São sete as etapas do eco design, 1- ciclo de vida do produto, 2- balanço energético, 3- materiais de processo, 4- qualificação das perdas, do desperdício, da geração de resíduos ao longo da produção, 5- indicadores de desempenho, estabelecimento de parâmetros para o desenvolvimento de benchmarketing ou banco de dados do processo de produção, 6- estrutura que viabilize criar soluções para as não conformidades legais no processo de produção e por último, 7- identificação de gaps ou gargalos no processo.

oat-shoes-virgin-collection-komplett-komposti-L-FQ0yKY

Hoje é muito comum encontrarmos marcas de moda ecologicamente corretas, utilizando o que existe mais moderno nos processos de produção assim como nos matérias usados para se fazer moda, entre estes materiais encontramos o lixo reciclável que vira roupa, garrafas Pet que viram camisetas ou móveis,plantas da Amazônia que viram tecidos 100% ecológico, sobras de plásticos, tecido de Juta que não gera impacto ambiental é biodegradável,algodão orgânico, bambu( fibras), cânhamo( fibras), fibras de côco, filtro de papel de café usado, câmaras de pneus usados, além disso o uso de produtos químicos alternativos como o açúcar invertido e corantes naturais, usados em larga escala, tornam essas empresas ecologicamente corretas.

SUSTENTABILIDADE-E-SEUS-BENEFICIOS

Falta agora, nós consumidores, estarmos atentos ao consumo consciente, optando por produtos ecologicamente corretos e comprar o necessário, sem desperdício de recursos naturais e financeiros, ajudando assim a transformar a sociedade, despertando-lhe a consciência para a preocupação com o meio ambiente.

Saudações ecológicas.

Carlos Avel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s