Educação?

Leitores do Planeta Jurídico Consciente,  tenho acompanhado como você os noticiários sobre os rumos do Brasil e confesso que estou assustado, como em tão pouco tempo nossa realidade piorou tanto? Admito não sei, mas de duas uma: ou estávamos todos alienados ou mascaram tanto a realidade que não havia como distinguir entre realidade e fantasia. De toda forma, em tempos de ENEM, creditam à péssima EDUCAÇÃO oferecida ao povo brasileiro nas escolas o estado em que o Brasil se encontra.
midia-indoor-educacao-concurso-estudo-estudar-vestibular-estudante-livro-faculdade-universidade-escola-ensino-instrucao-aprendizagem-biblioteca-aprender-leitura-caderno-crianca-1270574356145_956x500
Faz pouco tempo participei do Fórum Mundial da Educação, e lá pude conversar com vários educadores do mundo todo.  Destaco uma conversa que tive com um indiano, representante na área da educação do governo de lá. Já sei, você fez cara feia! Afinal, a Índia? Um país super populoso, com pobreza extrema, sociedade separada em castas, uma loucura de tanta gente junta… pois é, assim como o Brasil, a Índia também faz parte dos BRICS, grupo de países emergentes composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Nessa conversa trocamos várias informações e pude observar os resultados alcançados pela Índia na educação, pasmem! Apesar de o orçamento anual deles ser muito menor que o valor aplicado no Brasil, os resultados são infinitamente superiores. Então como explicar os pífios resultados no Brasil? Sempre ouvimos a mesma balela: faltam recursos. MENTIRA! Não faltam recursos financeiros nem de qualquer natureza, falta é boa administração dos recursos, falta inovar, falta investir em novas formas de ensinar, falta coragem para acabar com este sistema ultrapassado de decoreba, onde o aluno decora a matéria na véspera das provas, e dois dias após não lembra mais nada!
cw4lq01ypta4267v58mereazd
Inovar? Sim, isso mesmo! Quando fui presidente da comissão A OAB/RJ Vai à Escola tive a oportunidade de palestrar para mais de 150 mil jovens, estudantes do ensino fundamente e médio. Você não faz ideia do que vi naqueles seis anos. Posso afirmar que a educação no Brasil é uma vergonha, tirando uma ou outra escola, os métodos são arcaicos, as salas de aula péssimas. Incluo aqui os Brizolões, onde já se viu salas de aula com paredes abertas, deixando o som das salas contaminar salas vizinhas, fora o barulho externo. Conclusão, é impossível se aprender ali, só mesmo um milagre!
No Brasil a metodologia é antiga, convergindo para que os alunos estejam preparados para o famoso ENEM, prova que irá separar os melhores alunos para ingressarem na faculdade, eliminado aqueles que foram submetidos a um catastrófico modelo de ensino.  Já passou da hora de se enfrentar o problema com coragem e mudar para melhor, destinar aos alunos aulas melhores e com mais ênfase nos talentos individuais.  É um crime colocar todos no mesmo lugar como se fôssemos um grupo e não pessoas com características próprias, com talento para matérias específicas, entre outros fatores que distinguem uns dos outros. 
midia-indoor-educacao-brasil-escola-livro-biblioteca-ler-leitura-educar-estudar-estudante-escrever-conhecimento-aula-ensino-instrucao-educacional-aprender-universidade-faculdade-1343913583014_956x500
O ensino pode ser interessante e não algo chato como a maioria dos alunos acredita. Urge que se faça uma revolução na EDUCAÇÃO do país ou continuaremos a ver alunos sendo desestimulados a aprender, a evoluir como cidadãos, criando assim uma nova consciência social, onde num futuro próximo talvez saibamos votar direito, saibamos preservar o meio ambiente, onde a violência inexista, onde a fome e falta de saúde não tenham mais lugar, onde os sonhos poderão se tornar realidade.
Se você concorda caro leitor, compartilhe este texto, discuta o tema entre os seus, sonhe com dias melhores, faça a sua parte!
O Universo conspira a favor, mas é necessário suar!
Agindo local, pensando global!
Saudações Ecológicas
Carlos Avel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s