Energia!

consumo-de-energia-eletrica

Faz tempo que a energia não sai dos noticiários, mas sempre com uma conotação de problema:  falta em algumas regiões do país, apagões recorrentes, tarifário de energia classificados por bandeiras, recursos hídricos escassos, má gestão do sistema energético nacional.  Tudo é resultado direto da colocação de políticos para administrar as agências reguladoras, empresas de produção de energia, enfim, apadrinhados políticos que nada entendem do assunto, mas que lá estão para se locupletar às custas do erário nacional.

Este verdadeiro absurdo tem produzido mais problemas para o país do que as soluções necessárias para o setor, um crime, se levado em conta que eles enriquecem enquanto nós caminhamos no sentido contrário, pior, ainda nos obrigam a pagar a conta! Prepare-se, a conta vai ficar ainda mais cara, só na região sudeste do país, em especial na minha amada cidade – o Rio de Janeiro – desde o estelionato eleitoral praticado na última eleição pela presidência da república, a conta já subiu absurdos 92% ! Dá para acreditar nisto? Como um país tão rico em recursos hídricos, pode estar passando por isso, lembrando que o Brasil tem 11% de toda a água doce do mundo?!

gerador-energia-eletrica-economia

Em qualquer país isto seria considerado um privilégio, mas e aqui? Nossos gestores tratam do assunto como algo menor, quase sem importância, onde o importante, a ordem do dia é, enriquecer às custas do país e seu povo. Ainda debocham de nós afirmando que não estamos nem aí, que é só colocar um time de futebol de massa campeão nacional, deixar umas cervejas de qualidade duvidosa, baratas, torcer para fazer sol e que o carnaval chegue logo. Eles ainda não perceberam que a nossa sociedade está mudando, está mais consciente, está se indignando com os mal feitos, com a corrupção que assola a nação, com a inflação na casa dos dois dígitos, com o grande aumento no nível do desemprego, com as taxas de juros altas.

Um verdadeiro assalto ao povo brasileiro esses cortes governamentais que não passam de uma maquiagem para disfarçar a verdade, uma disputa polarizada entre os donos do país, a presidente da república e o presidente do congresso nacional, que julgam ser  o mais importante manter-se no poder e não os reais interesses do país. Ah! Triste país, tão rico e tão pobre ao mesmo tempo.

solar_energy

Bom, é hora de voltar ao tema, é muito difícil não falar sobre isso tudo para se explicar o que vem ocorrendo. Em verdade caro leitor, a responsabilidade é dos governantes e não nossa, como tentam fazer parecer, nos culpando por lavar carros, demorar no banho rs…, uso irracional dos nossos recursos e etc… É verdade que sempre podemos usar mais racionalmente nossos recursos, sempre se pode melhorar, com isso concordo plenamente, mas colocar toda a culpa sobre nós! É um absurdo, o governo se especializou, aliás, não é de hoje, em subverter a verdade, em criar o “nós contra eles”! Ué, não somos todos brasileiros? Ao dividir o país e não pensar na unificação do mesmo em prol do bem comum, já vou eu me perdendo de novo rs…

idea-light-bulb-toy-style

Voltando à energia, conversei com os maiores especialistas do país e, fiquei ainda mais preocupado: se não chover muito, muito mesmo, teremos um verão com falta de energia, apagões e muito calor. O país não tem mais usinas termelétricas para colocar em funcionamento, ou seja, ou chove muito ou vai faltar energia, mesmo a mais cara e poluente não dará conta de abastecer o país – e estamos falando de um país que está em recessão, onde o consumo das famílias diminuiu drasticamente. Isso sem falar nas indústrias brasileiras, que estão produzindo bem abaixo das suas capacidades.

376247353-energia-eletrica

É caro leitor, prepare-se! Do jeito que as coisas caminham, vai faltar energia no verão e muito provavelmente faltará água, mas o governo já tem uma saída para isso: vá à praia! Enfrente o verão nas praias, mas cuidado com os arrastões, certamente com todo mundo na praia já que os amigos do alheio estarão lá, observando você, esperando você ir até a água se refrescar para o ataque final!

Tão ricos e tão pobres, que Deus nos ajude, vamos precisar!

O universo conspira a favor, mas é necessário suar! E com certeza neste próximo verão todos vamos suar e muito!

Saudações ecológicas!

Agindo local, pensando global.

Carlos Avel!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s