Eleição nos USA | Republicanos e o Meio Ambiente.

Hoje trago para vocês algo que assisti nesta sexta-feira pela FOX News aqui nos Estados Unidos, trata-se do debate entre os candidatos republicanos à Casa Branca, participaram os pré-candidatos a corrida presidencial, deste grupo, formado pelo atual líder nas pesquisas republicanas Donald Trump, mais conhecido por aqui como “The Clown” por suas ideias radicais, em minha opinião Trump representa uma ameaça à paz mundial, e por estar liderando as prévias com enorme vantagem, se deu ao luxo de não comparecer ao debate, se não me engano, algo similar ocorreu no Brasil com um de nossos candidatos…

trump
Donald Trump – The Clown

Pela primeira vez, pude acompanhar de perto como pensam os republicanos e o americano de maneira geral, pude entender o porquê do presidente Barack Obama não conseguir aprovar medidas que trariam mais tranquilidade ao povo americano e ao mundo, por aqui a ideia é de que os Estados Unidos são e devem continuar sendo o grande líder mundial, mesmo que isto represente usar a força contra quem quer que seja, com uma política bélica e uma sensação de que só serão respeitados e ditarão o que o mundo deve fazer através da força militar. Para não ser injusto com todos os pré-candidatos, um deles se salvou e me deixou a impressão de quem nem tudo está perdido em termos de humanidade, trata-se do senador Ben Carson, médico, neurocirurgião, homem de poucas palavras, mas de uma sabedoria ímpar, infelizmente não está bem cotado para concorrer ao posto de presidente da maior potência mundial, fiquei estarrecido ao ouvir o pré-candidato Marco Rubio, senador pela Flórida, afirmar que “Ben Carson é um socialista nato e seria um ótimo presidente na Suécia, mas não aqui! ” Um absurdo gigantesco, Ben Carson defende que o Estado deve intervir o mínimo na vida do cidadão, ideia que partilho totalmente, pena ele estar fora do páreo.

12
Marco Rubio e Ben Carson

Você deve estar se perguntando agora o quê isto tem a ver com o meu blog, é importante antes disto entender como as coisas aqui nos Estados Unidos se processam para uma melhor compreensão da política americana para com o meio ambiente.

Seguindo meu raciocínio, fiquei chocado como a maioria dos americanos, concordam com está ideia de que os Estados Unidos são a polícia do mundo! Eles assumem esta condição com tamanho fervor que chega a assustar, também impressiona a forma como os republicanos defendem o livre comércio de armas de fogo e outras. Como condição histórica, sabemos que a nação americana foi construída através da força, na bala como popularmente costuma-se dizer, foi assim com os índios, com os mexicanos na conquista de terras antes mexicanas, e foi assim também com os ingleses, aqui esta tradição fala mais alto até mesmo do que a razão, uma pena, pois os novos tempos tem demonstrado o quão perigoso é isto, temos assistido a inúmeras mortes de pessoas inocentes, simplesmente porque o livre acesso as armas, possibilitam que este tipo de situação aconteça, uma proibição certamente não cessaria o problema, mas com certeza reduziria muito estes episódios de violência desnecessários.

USA Map Only
A grande nação americana – O sonho de muitos imigrantes

Por tudo isto e mais, assumo minha grande admiração pelo atual presidente Barack Obama, para mim, um homem muito à frente de seu tempo, um homem com uma visão de mundo incrível, uma noção do todo fantástica, um verdadeiro líder tem a capacidade de agregar e não de se impor pela força.

Biografia-de-Barack-Obama-5

Enfim, após este relato sobre o debate, chego ao ponto que me fez escrever este texto, após quase duas horas onde boa parte do tempo se falava de imigração, imigrantes ilegais, (hoje são 12 milhões de pessoas em situação irregular). Estas pessoas aguardam uma chance para se regularizar e sair das sombras, é incrível o número de pessoas que aqui vivem nas sombras, são trabalhadores honestos que vieram para cá, na tentativa de construir uma vida melhor, mais digna, mas que hoje são obrigados a viverem escondidos para não serem presos e deportados. A controvérsia é que neste ponto a tradição americana não vale! Os Estados Unidos é um país formado por imigrantes, de todos os lugares do mundo, mas hoje eles não são mais bem vindos. O debate já quase desponta no seu final, e me vi sem esperança de ouvir algum pré-candidato falar sobre economia, geração de empregos, meio ambiente, saúde, educação entre outros, e eis que surge uma declaração bombástica, o senador Marco Rubio, fortíssimo candidato a ocupar o cargo mais importante do planeta, em eleições futuras, tirando a próxima em Novembro de 2016, o mesmo disse: “Eleito presidente, eu não vou sacrificar a economia americana em favor do meio ambiente!” Neste momento, fiquei congelado, como um pré-candidato a presidência dos Estados Unidos, pode falar tamanha absurdo? Como assim? Que falta de preparo, acreditar que os aspectos econômicos são mais importantes que o planeta em que vivemos, é no mínimo ser muito ingênuo!

meio-ambiente-e1331767602419

Se não houver mais condições de vida para nós no planeta, de que adianta ter uma economia forte?

Eu não poderia deixar de dividir isto com vocês, como sei que as informações chegam muito fragmentadas ao Brasil, por hoje, me permiti ser um corresponde político que procurou dar uma visão para uma melhor compreensão de como as coisas acontecem por aqui, e vamos torcer para que quem vença a eleição, seja um político(a) compromissado com as questões ambientais.

Saudações ecológicas!

Pensando local, agindo global!

O universo conspira, mas é preciso suar!

Carlos Avelino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s