Eleição nos USA | Democratas e o Meio Ambiente.

Sinceramente, eu já havia perdido a esperança de ouvir algo bom com relação a propostas de governo aqui nos Estados Unidos, como melhorias na educação, saúde, meio ambiente (meu ponto alto), entre outros, quando as primárias no estado de Iowa trouxe uma alegria enorme, após a contagem dos votos de cada partido, vieram os discursos. Pelos republicanos venceu Ted Cruz, seguido por Donald Trump e Marco Rubio, estes três, para mim, são candidatos com ideias radicais, como escrevi no post anterior, mas o que mais me impressionou foi ouvir os candidatos democratas, Bernie Sanders e Hillary Clinton. Meu Deus! Quanta diferença! Os dois pré-candidatos com propostas de governos claras, preocupadas com imigrantes ilegais, a manutenção do plano de saúde Obama Care, que beneficiou milhões de americanos, antes jogados à própria sorte, caso necessitassem de tratamento hospitalar, contrairiam dívidas para o resto de suas vidas. Para você ter uma ideia, um parto natural aqui, custa em torno de US$10.000.00 ( dez mil dólares), multiplique por quatro e você saberá quanto custa em Reais, infelizmente o Lob do pessoal da saúde, ligados aos republicanos é muito forte, fazendo com que ter um seguro de saúde se torne um privilégio e não um direito de todos, loucura total!

obama-healthcarejpg-ed4a1f41135709aa

Porem os dois candidatos democratas, pensam de forma diferente, acreditam que ter um seguro de saúde é um direito e como tal deve ser respeitado, os dois se comprometeram a manter e ampliar o Obama Care, plano de saúde tão criticado pelos republicanos. Mais ainda, se comprometeram a produzir uma solução para os doze milhões de imigrantes ilegais que vivem hoje nos Estados Unidos, além de não ter aquele caráter bélico, aquela preocupação excessiva em tornar o país ainda mais seguro, declarar guerra ao Isis, e pasmem construir um muro na fronteira com o México, numa tentativa feroz de se impedir que mais imigrantes ilegais entrem por aquela fronteira, como se não houvessem outras….

women_obamacare_onpage

O que mais me impressionou foi o fato de que tanto Hillary quanto Bernie, ambos terem um discurso nada demagogo, não jogam para a plateia, estão fechados com as ideias democratas, tem um discurso polido, educado, sem agressões baratas, sem hipocrisia, voltados para o povo.

Democratic Presidential Candidate Hillary Clinton Campaigns In South Carolina
Hilary Clinton | Foto: Sean Rayford | Getty Images

Senator Bernie Sanders Speaks At Liberty University Convocation
Bernie Sanders | Foto: Andrew Harrer | Bloomberg
Novamente você deve estar se perguntando, por que estou escrevendo sobre isso, e o que isto tem a ver com o que defendo, o meio ambiente, simples, sem o apoio do governo americano, nada ou quase nada em termos de políticas ambientais mundiais tem o efeito desejado, são sempre os americanos que não assinam os tratados ambientais, as mudanças necessárias para um mundo melhor, mas desde o último encontro em Dezembro de 2015 em Paris, onde todos os países inclusive os Estados Unidos, através do presidente Obama, se comprometeu e assinou o mais ambicioso planos de metas para a redução nas emissões de carbono na atmosfera, reduzindo assim o risco de um aumento perigoso no aquecimento da Terra.

Qual não foi minha surpresa ao ouvir, ambos os pré-candidatos democratas, afirmarem que estão comprometidos em trabalhar em prol do meio ambiente, não só respeitando o que já está acertado como ficaram de trazer novas propostas para melhorar ainda mais a redução nas emissões de CO2 entre outros, como o uso cada vez maior de energias limpas e renováveis.

2944299591-presidentes-da-franca-e-dos-eua-hollande-e-obama-se-cumprimentam-no-primeiro-dia-da-cop-21-em-paris-
Presidente Barack Obama e François Hollande na COP 21 | Paris
Não voto aqui nos Estados Unidos, mas certamente se americano fosse, meu voto seria dos democratas, primeiro pela compreensão da necessidade de se fazer algo urgente pelo meio ambiente e segundo por não apresentarem uma política totalmente bélica, onde o que importa é manter os Estados Unidos como líder mundial, e pior, exercendo a função de polícia do mundo! Um absurdo total, infelizmente alguns de nós, ainda caminham na direção errada, não é para isto que estamos aqui! Um dia, o mundo será um lugar melhor, onde não existirão barreiras, fronteiras, discriminação de qualquer tipo, onde todos nós nos sentiremos parte do todo!

Saudações!

Pensando local, agindo global!

O universo conspira a favor, mas é preciso suar!

Carlos Avelino

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s