Nível do mar

O real aumento do nível do mar causado pelo aquecimento dos oceanos pode estar sendo subestimado, segundo recente estudo, pesquisadores alemães estimam que seja duas vezes maior que o que vem sendo anunciado. Será?

Sinceramente não duvido, é certo que estamos presenciando fenômenos atmosféricos cada vez mais severos, indicando que algo está muito errado.

0,,20432773-FMM,00

O estudo foi publicado pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos que adverte para o surgimento de tempestades cada vez mais fortes, em razão do tal erro de cálculo.

É certo que dois fatores são importantíssimos para o aumento do nível do mar, a expansão térmica da água uma vez aquecida, e o derretimento do gelo nas calotas polares, mas não foi explicado neste estudo se a evaporação das águas foi levada em conta na hora dos cálculos. Fato este que poderia gerar um desequilíbrio nesta equação.

Academia-Nacional-de-Ciencias-de-Estados-Unidos

Ainda segundo os pesquisadores, acredita-se num aumento dos níveis dos oceanos entre 0,7 a 1 milímetro, em razão da expansão térmica (dilatação da água), que se obtém através da equação a seguir:

Onde:
dV: variação do volume;
V0: volume inicial;
γ : coeficiente de dilatação volumétrica
dT: variação de temperatura

De acordo com os dados colhidos via satélite, entre 2002 e 2014, a real expansão do nível do mar foi de cerca de 1,4 milímetros, bem acima dos cálculos anteriores, levando a comunidade científica ao espanto. Desta forma, tudo que tem sido feito no sentido de amenizar este aumento do nível do mar, está errado!

Assim sendo, tudo que acreditava ser verdade, está fora da realidade, deixamos de valorizar corretamente o quanto a expansão relacionada com o calor da massa de água nos oceanos contribui para o aumento real e global do nível do mar, opinião partilhada pelo professor da Universidade de Bonn e coautor do estudo, Jurgen Kusche.

IMG_1706-1024x768

Jurgen Kusche – Universidade de Bonn

A taxa global de aumento do nível do mar é de 2,74 milímetros por ano, juntando-se a expansão térmica e o derretimento do gelo.

Pelo sim, pelo não, mais um alerta foi dado, verdade ou não, o certo é que devemos estar atentos e redobrar os esforços para evitar uma catástrofe futura, faça a sua parte! Reduza as suas emissões de CO2, seja mais consciente, o planeta e toda a raça humana agradecem.

Saudações ecológicas!

Pensando local, agindo global!

O universo conspira, mas é necessário suar!

Carlos Avelino.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s