Olha a Tocha aí gente!

Tenho acompanhado, mesmo fazendo um curso fora do país, tudo que vem ocorrendo no Brasil, não preciso dizer que sinto vergonha quando os gringos me perguntam sobre o ZIKA vírus, a microcefalia, o impeachment, deputados presos, escândalos de corrupção, delação premiada, escutas telefônicas entre políticos e agora mais esta, estão noticiando que 33 homens estupraram uma jovem de 16 anos de idade, é isso mesmo? Estupro coletivo? Como tudo de ruim que acontece no Brasil vira recorde, este também deve ser mais um recorde negativo para o país, quando acredito que nada mais de pior poderia surgir…

unhappy-389944_960_720

Procuro desconversar, desvio o assunto para as Olimpíadas, uauuuu o Rio de janeiro, o meu Rio, minha cidade natal, cidade maravilhosa, vai enfim sediar os jogos olímpicos, digo que os jogos olímpicos trarão progresso e prosperidade para a cidade, bom, pelo menos isso é o que nosso prefeito vive a alardear por aí, fico torcendo para ser verdade, mas ao ver no Jornal Nacional, que a Tocha Olímpica está passando por diversas cidades brasileiras, ao custo de R$180 mil, percebo que tem algo de podre no ar! Como essas cidades, algumas são pequenas cidades, podem gastar o erário público, ainda mais nesse montante para custear a passagem de um foguinho, pelas ruas das cidades? Que me desculpe a solenidade de passagem da tocha.

tocha-2016-1

Algumas dessas cidades estão com hospitais fechados por falta de verba, escolas fechadas ou funcionando precariamente por falta de recursos financeiros, ruas esburacadas, muitas não têm saneamento básico, não tem água, não tem segurança, ah! Mas a TOCHA!!! Quanta diferença vai fazer na vida destas pessoas poderem ver a TOCHA OLÍMPICA por alguns segundos, desfilando pelas ruas da sua cidade, é isso mesmo? Se este dinheiro existe, não seria de bom tom usá-lo onde mais se precisa?

tocha-olimpica-sou-noticia-itabirito11

Não sou contra os jogos olímpicos, ao contrário, mas não seria mais inteligente deixar que países ricos sediassem os jogos? Não seria mais inteligente usar este dinheirão todo em obras de saneamento? Em educação? Em segurança? Em saúde pública? Em salários mais dignos? Em coisas que realmente trariam ganhos para os cidadãos?

jogos-rio-natal

Já vimos este filme antes, você se lembra da Copa do Mundo no Brasil? Um sucesso heim! O país mudou para melhor não foi? Não? Claro que não! O que vimos foi um festival de obras superfaturadas, políticos enriquecendo às custas do futebol, hoje o que temos são estádios praticamente sem uso, muitos viraram um elefante branco, muitos já estão em estado avançado de degradação, mas assim como os jogos olímpicos, fomos seduzidos mais uma vez com falsas promessas, promessas de avanços nas cidades, promessas de melhoria na qualidade de vida das pessoas, promessas de projetos sustentáveis, enfim, após a Copa o Brasil seria outro. Verdade, o país é outro, mudou para pior, hoje a sociedade brasileira se vê frente às contas públicas com um rombo fiscal de R$170.5 Bilhões!

310202

Foi isso que nos prometeram? Era isso que você esperava?

Quando será que deixaremos de ser ingênuos e passaremos a dar valor ao que realmente importa, a nossa qualidade de vida, um país próspero que respeita o seu cidadão, um país onde a educação seja prioridade, um país que respeite o meio ambiente, onde as instituições funcionem de maneira adequada, enfim um Brasil gigante como deveria ser e não um gigante adormecido.

Enquanto isso não acontece, “Olha a tocha aí gente!”.

Agindo local, pensando global!

O universo conspira a favor, mas é preciso suar!

Carlos Avelino.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s