Como melhorar!

Caro leitor, estou tentando me ater ao que me propus, falar sobre meio ambiente e a legislação pertinente, mas confesso que não consigo, o momento que estamos vivendo requer outras reflexões, por isso me permito sair hora ou outra do tema principal, mesmo assim sem sair dele, quem tem uma visão macro sabe do que estou falando, educação, meio ambiente, cidadania, consciência estão conectados entre si.

20160222_CO_IOL_PQO_AER_LV

Na semana passada passei a maior vergonha aqui nos USA, assisti na TV ao programa Late Show, agora apresentado por um novo apresentador, o qual me recuso a escrever o nome aqui, este senhor esculachou o Brasil em rede nacional e internacional, fiquei revoltado, não postei o trecho do tal programa que por aqui viralizou, sobre o que é o Brasil, os riscos de se ir as Olimpíadas, a falta de segurança pública, mostraram uma foto do nosso ex-jogador da seleção Rivaldo, pedindo aos estrangeiros que fiquem em seus países de origem sob-risco de se não o fizer, retornar para casa num caixão. Mostrou a podridão da Baía de Guanabara, para eles um imenso esgoto, talvez o maior do mundo a céu aberto, mostrou também a mensagem que os policiais do Rio de Janeiro colocaram no aeroporto internacional da cidade o Tom Jobim, mostraram também os escândalos de corrupção, os milhões e milhões de Reais desviados de obras superfaturadas para preparar a cidade anfitriã dos jogos, mostraram os políticos presos e indiciados, mostraram a falência do Estado do Rio de Janeiro, sede dos jogos, mostraram a precariedade dos nossos hospitais públicos, confesso que ao assistir me veio um misto de emoções, raiva, vergonha, tristeza e uma sensação de impotência gigantesca! Após refletir, concluí que apesar do tom de escárnio do tal apresentador, não havia ali nenhuma mentira, nada que eu pudesse me ater para rebater e dizer Ohhhh! Calma lá, o Brasil não é assim! Mas infelizmente é!

baia-de-guanabara

metro-sp-via-trolebus-por-renato-lobo

0,,10145702-EX,00

E você sabe qual a razão disso tudo? A péssima qualidade da nossa educação, no Brasil a educação é tratada como uma coisa menor, sem importância, isto é proposital, interessa a este grupo de políticos que nosso povo não seja instruído, que a gente continue votando errado e reelegendo sempre os mesmos, que fique claro aqui, que não tenho partido político, meu partido chama-se BRASIL!

lista-educacao-20140724-005-size-620

Acabei de ler o relatório que me faltava para dar vida a este texto, saiu o resultado da pesquisa realizada pela Pearson International, trata-se do índice global de que mostra as habilidades cognitivas e realizações educacionais, dos 40 países participantes o Brasil ficou na 39º colocação, a frente apenas da Indonésia, este ranking faz parte do projeto The Learning Curve (Curva do aprendizado) e mede três testes internacionais aplicados em alunos do 5º e do 9º ano de ensino fundamental, Finlândia e Coréia do Sul ficaram com as primeiras colocações.

Os testes compreendem matérias como Matemática, Ciências e Leitura, estes testes ajudam a identificar duas categorias de ensino habilidades cognitivas e nível de escolaridade, além de identificar possíveis boas práticas de ensino.
O desempenho de cada país envolvido demonstra se ele está acima ou abaixo da média, calculado a partir dos dados de todos os participantes. A nota do Brasil foi -1,65 ou seja negativa e por tal razão o país foi incluído no grupo 5, onde estão as sete nações com maior variação negativa em relação a média global.
Bom, isto posto, acredito ter explicado a razão pela qual o nosso país vive afundado nesta situação de descaso total, ao que me parece o Brasil não é dos brasileiros e sim pertence a um grupo de políticos sem ideologia alguma a não ser a de enriquecer as custas de um povo já tão sacrificado, é uma vergonha o que este grupo fez e faz com nosso país, o quintal da casa deles!

44617
Então como melhorar?
Não existe outra opção, somente através de uma boa EDUCAÇÃO conseguiremos reverter este quadro perverso, este sistema absurdo com 513 deputados federais e 81 senadores, uma verdadeira farra eleitoral. Minha sugestão para começar a melhorar o país, apenas dois deputados federais por Estado, ou seja, 27 x 2 = 54 deputados federais e apenas um senador por Estado, 27 senadores, não precisam mais do que isso! Mas é verdade que, se continuarmos a votar errado, de nada adiantará mudar o sistema, também sugiro aqui acabar com o voto proporcional, eu optaria pelo distrital.

951534-_wdo4958
Bom saindo da política, onde espero ter deixado bem claro minha posição, não venho aqui só criticar, apresento sugestões para solucionar os problemas, voltando ao ponto crucial, o Brasil só conseguirá sair deste mar de lama de corrupção, falta de segurança pública, ter saúde pública de qualidade, salários dignos, emprego para todos, transporte público decente se começarmos agora a investir mais em EDUCAÇÃO, não falo apenas de recursos financeiros, me refiro também a gestão de qualidade. Estive conversando no Fórum Mundial de Educação com um representante do governo indiano e ele me confidenciou que a Índia aplica muito menos recursos financeiros na educação que o Brasil, mas os resultados lá são muito superiores aos obtidos no Brasil, o nome disso é GESTÃO DE QUALIDADE, os recursos são aplicados onde devem ser, no momento certo e com consciência, lá não se desvia verbas de merenda escolar para os bolsos de alguns poucos!
Acorda Brasil! Educação é o caminho! Único caminho!
Agindo local, pensando global!
O universo conspira a favor, mas é preciso suar!!!

Carlos Avelino.

1 comentário Adicione o seu

  1. Gláucia Sherman disse:

    Li todo texto e o que me resta é concordar e lamentar. Lamentar que temos comandantes, sem escrúpulos, com uma severa obstinação ao enriquecimento ilícito. Mais que evidente, barrar a educação. Essa tem sido a “chave do sucesso”, para os volumosos roubos em todos setores públicos e muitos outros. Deixar o povo sem educação, instrução é o caminho certo para o sucesso desses “bandidos”, travestidos de “Homens” . Quando percebo que, ainda tem quem se preocupe com o tema citado, sinto uma injeção de ânimo e penso que, nem tudo está perdido, resta-nos a esperança de, um dia, os professores serem estimulados, remunerados decentemente e respeitados, para que haja uma revolução educacional no nosso País. Aí sim, poderemos enfrentar e derrotar o mal caratismo no Brasil. Só assim, então, mudaremos a nossa triste estatística.
    O Brasil precisa de muitos Carlos Avelino, parabéns e muito sucesso no seu empreendimento, Que outros brasileiros sigam seu exemplo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s