Reforma do Ensino Médio no Brasil.

Com 8 milhões de alunos matriculados, uma taxa de evasão de 6.8% , e taxa de reprovação na ordem de 11.5%, o país finalmente entendeu ser necessário mudar o atual sistema de ensino. Se analisarmos francamente, tornou-se um sistema falido, e não é de hoje.

O que ocorre nas nossas escolas é que o aluno finge que aprende, decora a matéria para fazer a prova no dia seguinte e depois esquece tudo, este mesmo sistema falido de ensino, gera ao país um prejuízo anual de mais de R$ 3 bilhões, um verdadeiro absurdo.

image

Faz tempo venho lutando pela mudança do atual sistema de ensino, tive a oportunidade de fazer palestras em mais de 350 escolas no Rio de Janeiro, e confesso que tudo o que vi me assustou, e muito. Alunos que infelizmente são analfabetos funcionais, sabem ler, mas não sabem interpretar o que leem, conhecem os números, mas não sabem fazer contas, e por aí vai. Acreditem é assustador!

Sempre desejei mudar tudo isso, aplicar um método capaz de não só manter o aluno interessado e comparecendo às aulas, como também aqueles que já haviam perdido a esperança, terem vontade de voltar às salas de aula.

image

O ensino nas escolas pode sim ser algo interessante, atraente, divertido e, sobretudo ter a capacidade de transferir conhecimento. O novo método pretende oferecer ao alunado a possibilidade de escolha, quais as matérias que mais interessam ao aluno, àquelas que o ajudarão a seguir a carreira profissional pretendida.

Se isso por si só não fosse suficiente, a reforma do ensino médio pretende tirar o aluno da rua, ofertando até o ano de 2018, 500 mil vagas integrais, ou seja, esses alunos ficarão por 7 horas na escola, longe dos perigos das médias e grandes cidades brasileiras.

image

Reflita, quantos de nós já não fizemos esta pergunta, “Para que estou me matando pra aprender Química se pretendo fazer Direito? E assim por diante.

O estudante brasileiro é desestimulado ao longo dos anos, muitos deixam de frequentar as escolas por não se sentirem à vontade com o atual sistema de ensino, isto fica claro quando analisamos o índice de abandono escolar no ensino médio, temos que trabalhar melhor esta questão da habilidade de cada um, afinal, apesar de sermos parte de um todo, temos características próprias.

image

O pior de tudo isto é que o atual presidente, eleito pelos votos da ex-presidente, apresentará medida provisória para conseguir colocar a reforma em prática, já que alguns políticos brasileiros, a grande maioria de esquerda, são contrários a reforma, deixo aqui com você algumas perguntas: “A quem interessa manter o povo na ignorância? Como ser contra algo que só trará benefícios ao país e seus jovens no futuro?

Li nas mídias sociais, alguns colegas meus, com anos de trabalho na Educação, malharem a reforma do ensino médio, afirmando que estão querendo acabar com a Educação no Brasil! Seria trágico se não fosse cômico, como assim?

image

Reformar um sistema falido, que por dois anos seguidos não conseguiu atingir a meta estipulada por baixo de 4.7, alcançando a triste marca de 3.7, nota média, e volto a chamar a sua atenção para o fato de que as metas estipuladas são pífias se comparadas ao resto do mundo, igualando-se somente as metas dos países menos desenvolvidos.

Basta de hipocrisia! O Brasil é maior do que estas falsas ideologias políticas, que em verdade, jamais visam o bem do país, mas apenas e tão somente saquear o Brasil e os brasileiros em proveito próprio. Vamos pensar, refletir!

image

Estou feliz com esta guinada de rumo na Educação Brasileira, uma tentativa super válida de colocar a Educação como fator primordial para o desenvolvimento sustentável de uma nação que pretende ser protagonista no cenário mundial.

Que esta reforma seja o início de uma reforma ampla, que a Educação no país seja prioridade, que se entenda de uma vez por todas que o nome da solução para os nossos problemas é e sempre será a Educação!
Agindo local, pensando global!

Dr. Carlos Avelino

Advogado | Palestrante | Auditor e Consultor Jurídico Socioambiental

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s