Onde é a Guerra?

Hoje escrevo sobre algo que me deixou perplexo e ao mesmo tempo envergonhado, estava lendo os resultados do Anuário de Segurança Pública do Brasil de 2015, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Venho acompanhando as notícias pela TV e outros meios de comunicação, sei assim como você que os números da violência no Brasil de uma maneira geral só cresce, pensei que nada mais poderia me causar espanto, mas qual nada, o que descobri lendo estes números é preocupante e assustador.

pessoagiz

Este estudo iniciou em 2011 e foi concluído no ano de 2015, não preciso lembrar a ninguém que este período o Brasil estava sob a responsabilidade do governo do PT, mas não vou me posicionar na questão política e sim nos números, tenho absoluta certeza que você ficará tão assustado quanto eu fiquei ao saber dos resultados.

O exercito brasileiro em ação

O Anuário tráz os resultados dos dados colhidos no país, o que para mim quer dizer que os números apresentados podem ser ainda piores, pois sabemos como os resultados negativos são disfarçados, e ou expurgados das estatísticas numa tentativa de mascarar a verdade.

Vou começar ilustrando para facilitar o seu entendimento e assim você comparar ano a ano os números da violência.

exercito-brasileiro-nas-ruas-do-rio
O exercito brasileiro nas ruas

No ano de 2012 foram assassinadas 50.108 mil pessoas no país, em 2013 este número subiu para 55.878 mil pessoas assassinadas, e chegamos aos últimos números divulgados, em 2014 este número saltou para 58.559 mil pessoas assassinadas no Brasil, traduzindo, foram 160 pessoas mortas por dia de maneira violenta! Quer mais? Isto dá uma média de 01 pessoa assassinada a cada 09 minutos!

Em nenhum lugar do mundo se mata tanto quanto no Brasil, infelizmente mais um recorde negativo pra nossa conta, além dos juros mais altos do mundo, um dos piores índices de Educação, os carros mais caros do mundo, o país que tem os impostos mais caros do mundo, e por aí vai.

tropa1

Estou cansado de ver o meu país ocupando posições tão negativas o tempo todo, somos um país grandioso, que tem tudo para se tornar um dos líderes mundiais, mas o que vemos é tristeza, as coisas negativas são tantas que nos colocam em situação de desonra, somos vistos já não mais como um país emergente, mas como um país onde os escândalos políticos, a corrupção, e a roubalheira são premiadas com alguns poucos anos de cadeia e a prisão domiciliar em mansões adquiridas com dinheiro roubado do povo.

violencia

Deve ser difícil ficar preso em casa com piscina, vários empregados a serviço, TV a cabo, ar condicionado, médicos particulares etc., coisas que a grande maioria da população brasileira jamais teve ou terá!

Voltando ao nosso tema central, o Anuário, de 2011 a 2015 em um país como a Síria que se encontra em guerra civil, 256 mil pessoas perderam a vida de forma violenta, assassinadas, já no Brasil, país que não está em guerra, no mesmo período foram 278 mil mortes violentas!

imagem-juridico

Ciente desta informação, me veio a dúvida que originou o título deste texto, como pode um país que se diz pacífico ter tantas mortes violentas? Como podemos achar isso natural? Como podemos nos acomodar em nossos sofás enquanto tantos são assassinados debaixo do nosso nariz? Como aceitar isso sem nada fazer?

Pacifying Police Units Patrol Rio Favelas Ahead Of Olympic Games

Como brasileiro que ama seu país me sinto indignado, e pior envergonhado com os resultados apresentados pelo Anuário, é uma VERGONHA o que ocorre no Brasil, devemos aproveitar a faxina iniciada com o impedimento da ex-presidente, com as prisões de políticos corruptos, com a prisão de empresários corruptores, entre outros, para repensarmos o que estamos fazendo com o nosso país, será este o legado que queremos deixar para as nossas futuras gerações? Será este o país que desejamos ter?

educacao

A guerra é aqui! Podemos vencê-la, mas vamos precisar nos unir e trabalhar pesado por um Brasil melhor, mais digno, sem violência e que respeita a vida como o bem mais precioso a ser tutelado.

Educar para melhorar!

Agindo local, pensando global!

Dr. Carlos Avelino

Advogado | Palestrante | Auditor e Consultor Jurídico Socioambiental

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s