Meio Ambiente e as Olimpíadas de Tóquio 2020.

Os próximos jogos olímpicos de Tóquio prometem ser a primeira olimpíada em que serão utilizados materiais  oriundos da tecnologia, smartphones serão reciclados para confecção das cinco mil medalhas de ouro, prata e bronze, sem dúvida alguma uma boa novidade.

Mobile phones background. Pile of different modern smartphones.

Como o Japão tem recursos escassos em termos de minérios, matéria prima usada para fabricação das medalhas olímpicas que irão premiar os melhores desempenhos nas diversas modalidades que compõem os jogos olímpicos, surgiu então a ideia de se utilizar pela primeira vez na história dos jogos, material retirado de smartphones usados, uma opção sustentável.

olimpiadas-de-toquio-2020-8

A reciclagem destes materiais mostrou-se uma alternativa barata e ecologicamente correta, pois todos sabemos que o descarte destes aparelhos é um problema mundial, principalmente quando se trata do descarte das baterias, altamente tóxicas e agressivas ao meio ambiente.

Medalhas-Toquio-2020-Imagem-Arte-Mundo-Nipo

Ainda de acordo com o diretor de esportes dos jogos olímpicos de Tóquio 2020, Sr. Koji Murofushi, já a partir de Abril serão instaladas caixas coletoras de smartphones em lojas de telefonia espalhadas pelo país e também em escritórios públicos e privados que aderiram ao movimento de coleta de celulares usados, a expectativa é que sejam coletados duas toneladas de material reciclado.

p_20160804_161744_ONhLljP

Sem dúvida alguma, trata-se de uma grande sacada dos organizadores dos jogos de 2020, pois além do uso racional dos recursos já existentes, trás junto o conceito  exigido pelo Comitê Olímpico Internacional, de que os jogos sejam sustentáveis e que haja o respeito ao meio ambiente, fator importante para a realização dos jogos.

logo-olimpiadas-toquio-2020-finalmente-um-bom-logotipo-2

Resta saber se até lá, os japoneses irão sustentar o projeto de reciclagem, uma vez que todos sabem que no Japão não existe muito esta preocupação com o REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAGEM, lá é comum se jogar fora eletro domésticos em perfeito estado e funcionando bem, como geladeiras, máquinas de lavar roupa, TVs, computadores entre outros, somente porque modelos novos chegaram ao mercado.

toquio-2020

Vamos torcer para que o Japão realize um dos melhores jogos da nossa história e que aproveite a oportunidade para apresentar ao mundo que a reciclagem de materiais tecnológicos pode ser feito com sucesso e que após o término dos jogos, o povo japonês dê continuidade nesta nova atitude e consciência ambiental.

Saudações ecológicas!

Agindo local, pensando global!

Dr. Carlos Avelino

Advogado | Palestrante | Auditor e Consultor Jurídico Socioambiental.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s