Alemanha, Noruega e Brasil:

Caro leitor, me ausentei um pouco do blog por razões pessoais, fiquei me indagando neste tempo se deveria continuar ou não a escrever sobre meio ambiente e legislação ambiental diante deste quantidade de escândalos que surgem no Brasil a cada dia.

Fiquei me perguntando se você que hoje se sente traído, enganado assim como eu, teria ainda algum interesse em ler sobre meio ambiente, meu tema favorito, afinal  as notícias de corrupção, roubalheiras, prevaricação, formação de quadrilha entre outros assuntos que vem sendo conduzidos tão bem pelo juiz Sérgio Moro, da República de Curitiba, certamente merecem a sua atenção, tanto ou mais neste momento da história do país, mas confesso que ainda assim, entendo ser importantíssimo continuar a escrever sobre a nossa casa mãe, o planeta Terra.

A-pior-crise-que-o-Brasil-passa-não-é-nem-política-nem-econômica...-Mas-moral-e-espiritual

Meu objetivo hoje é trazer boas notícias, como por exemplo, a meta da Alemanha que planeja ter até o ano de 2030 sua geração de energia 85% limpa e renovável, números incríveis e invejáveis no bom sentido, você já imaginou se todos os países do mundo seguissem este modelo? Seria um passo e tanto para a redução dos efeitos climáticos.

energia-solar-50-eletricidade-alemanha

Windpark-Wind-Farm-kNGB-U20294686614cd-1024x576@GP-Web

Na mesma semana, fui surpreendido com mais uma grande notícia, uma vitória a ser celebrada em favor do nosso planeta, a Noruega vai banir a utilização de carros nos grandes centros urbanos, isto mesmo, os carros não poderão circular nas cidades, a população terá que utilizar os transportes públicos ou as já tão famosas bicicletas.

ciclovias-noruega

Parabenizo os dois países pelas iniciativas e fico na torcida que mais e mais países acordem para a necessidade de se adotar cada vez mais medidas que visem o comum, a sadia qualidade de vida e a mudança dos modelos atuais por outros modelos mais limpos, menos poluentes, que venham de encontro as necessidades do planeta para se regenerar e garantir a nossa continuidade por aqui.

bikesharing-oslo-noruega

Já no Brasil, estamos caminhando no sentido oposto, a comissão do senado aprovou a PEC 65/2012 que simplesmente acaba com a necessidade de apresentação e aprovação do Estudo de Impacto Ambiental EIA, bastando que o empreendedor apresente um estudo de impacto feito por ele mesmo, aos órgãos competentes baseado no seu próprio interesse, e pasmem, poderá ser feito online! A partir daí nenhuma obra mais poderá ser suspensa!

direito-ambiental

Sem sombra de dúvidas, esta decisão é um retrocesso na política ambiental brasileira, me sinto envergonhado!

Entendo que a obtenção de licenças ambientais no Brasil são demoradas demais, mas a solução não passa por se eliminar o EIA, seria muito melhor a contratação de técnicos especializados no assunto para que os processos fossem mais ágeis, aprovados e sancionados. Do jeito que está se perderá por completo o controle da situação, e o meio ambiente no país ficará à mercê de empresários inescrupulosos que só visam o lucro, em detrimento do meio ambiente.

principios_gerais_de_direito_ambiental_gratuito

O Brasil hoje é uma Ação entre Amigos, para os políticos e seus financistas tudo é permitido, quando as leis não os favorecem, logo dão um jeito de mudar as mesmas para atender aos seus próprios interesses e não aos interesses do povo, este é apenas mais um exemplo entre tantos outros, fala-se até em se alterar a Constituição Federal para que se possa convocar eleições diretas, talvez para beneficiar o ex-presidente Lula que segundo dizem, lidera as pesquisas de intenção de voto para a próxima eleição a presidente, conveniente não? Com isso o mesmo escaparia de ser preso pelos crimes cometidos quando ainda presidente e mesmo após o término de seu mandato.

crise-na-politica-6

É caro leitor, está ficando cada dia mais difícil ser brasileiro, que Deus nos ajude!

Não esqueça do seu poder de cidadão, este é o único poder, que esta classe política do Brasil teme, o seu poder de VOTO!

Seja mais consciente, seja mais Brasil, seja mais pelo planeta!

Saudações !

Agindo local, pensando global!

Carlos Avelino.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s