Noruega e a Amazônia Legal

O governo da Noruega anunciou que deverá cortar metade da verba destinada ao Brasil para a manutenção e conservação da região da Amazônia Legal e dos povos indígenas, ocorre que Brasil nos últimos três anos vem aumentando consideravelmente o desmatamento na área.

Nossos congressistas têm tentado e conseguido em alguns casos, mudar a legislação ambiental brasileira, como a flexibilização das licenças ambientais, já denunciadas aqui por mim,  como também a redução das áreas indígenas, colocando esta parceria com a Noruega, e a nossa Amazônia Legal em risco total.

1081591-pr_35313469872_a2f275eab5_o
O presidente Michel Temer em encontro com o presidente do Parlamento da Noruega, Olemic Thommessen -Beto Barata/PR

Para que você entenda melhor, a Noruega se comprometeu a nos ajudar com verbas milionárias para proteger a nossa Amazônia Legal, o governo norueguês vem investindo pesado na proteção da Amazônia, são R$400 milhões por ano e já foram investidos mais de R$ 3 Bilhões até agora, incrível não é?

A Amazônia Legal é formada pelos Estados brasileiros do Amazonas, Pará, Mato Grosso, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e parte do Tocantins e Maranhão.

Amazônia Legal

A preocupação do governo norueguês é louvável, sua consciência ambiental é um exemplo a ser seguido, pois bem caro leitor, ocorre que nos últimos 3 anos houve um aumento na derrubada de floresta com intuito de se abrir espaço para pastagens e plantio de soja.

29-dematamento_amazonia

Geograficamente dizendo, a região Amazônica tem uma área de 6.9 milhões de Km², e abrange países como o Brasil, Colômbia, Bolívia, Peru, Equador, Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.

No Brasil a Amazônia Legal representa aproximadamente 60% da bacia amazônica, destes 4.2 milhões de Km² em território brasileiro, o equivalente a 49% do nosso território!

floresta-amazonica

Só para você ter uma ideia, metade das espécies terrestres do planeta vive nesta área, são aproximadamente 40 mil espécies de plantas e mais de 400 mamíferos, 1.300 espécies de pássaros e milhões de insetos.

Segundo o IBGE no período de 1997 a 2013 248 mil Km² foram desmatados, uma área igual ao Estado de São Paulo, somente entre Agosto de 2012 e Julho de 2013 o desmatamento aumentou 28%. Um absurdo total!

queda-no-desmatamento-na-amazonia-1

Se você esta se perguntando sobre o porquê de eu não ter falado que a Amazônia é o pulmão do mundo, os que me acompanham aqui no blog, sabem que em verdade os oceanos são os pulmões do mundo e não a Amazônia, sei que você aprendeu isso na escola, eu também aprendi, mas isto não procede e deveria ser corrigido.

8c958b9590b28ef7a911cf017524c07c

Sinto pela região, pelo Brasil e pelo mundo sobre a decisão do governo norueguês, que tem toda razão no corte da verba que o Brasil vem recebendo, podendo infelizmente chegar a metade do que é investido hoje.

Agindo local, pensando global!

Saudações ecológicas!

Carlos Avelino.

Advogado | Palestrante | Auditor e Consultor Jurídico Socioambiental

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s