Tempo x Clima

Você sabe a diferença?

Muitas vezes falamos sobre o TEMPO ou sobre o CLIMA, mas muitas pessoas ainda fazem confusão sobre o que é um e o que é outro, em verdade os conceitos se confundem, e por isso vou esclarecer para vocês meus leitores, o significado correto de cada um.

1f3a285377ce9531d57fc7eabb409d40

Começando pelo TEMPO: Tempo é o que está acontecendo na atmosfera em determinado momento, neste caso estamos falando apenas de períodos curtos como dias, semanas e até meses, mas nunca falamos de tempo a longo prazo.

CLIMA é o tempo médio apurado em períodos mais longos, como anos, exemplo: o clima daqui a 30 anos será… A diferença é clara e simples e com certeza de fácil entendimento.

Aproveitando o gancho, vou pontuar sobre Sistema Climático, já ouviu falar? O Sistema Climático é composto por várias camadas a seguir, assim representadas:

AAA

Vamos agora para o assunto que é muito discutido por todos, as Mudanças Climáticas: hoje em dia muito se fala em aquecimento global, os menos alarmistas agora criaram um nome alternativo como Alteração do Clima, mas em verdade trata-se de Mudanças Climáticas mesmo, vamos entender um pouco a seguir.

clima-fatores-e-os-elementos-climticos-3-638

Mudanças no clima incluindo temperatura, umidade, precipitação, vento e eventos climáticos severos, longos períodos, compõem a equação que nos mostrará a realidade, é um estudo feito a longo prazo, onde todas a as variantes são observadas e o resultado final nos mostra se está havendo ou não mudanças no clima.

Post-3-VOCÊ-SABE-O-QUE-SÃO-AS-MUDANÇAS-CLIMÁTICAS-748x360

Estas mudanças são as resultantes dos fenômenos naturais mais a ação do homem, que é chamada de Causas Antrópicas.

Vale ressaltar que estudos nos mostram que no período de 1880 a 2012 a temperatura global sofreu um aquecimento médio de + 0.88° Celsius, o que pode não parecer ser algo grave, na verdade é, se levarmos em consideração que vem aumentando de forma significativa, e isto nos coloca hoje bem perto de um nível perigoso, que irá gerar inúmeras catástrofes ambientais, como aumento do nível do mar, desertificação em algumas regiões do planeta, dificuldades para o a produção de alimentos, entre outros.

cyclone-62957_640

O momento é de atenção, o estudo sobre o clima para o futuro nos mostra um cenário não muito bom caso não mudemos nossos hábitos JÁ!

Se não mudarmos, daqui a alguns anos a temperatura na Terra será muito alta, tornando a vida impossível em algumas regiões mais afetadas.

Agora você deve estar se perguntando sobre o Efeito Estufa (Greenhouse Effect), muitos não sabem que o efeito estufa é um fenômeno natural, que sem ele a temperatura da Terra seria em torno de 30° C. a menos do que é hoje.

AQUECIMENTO-GLOBAL-1000x600-1024x683

O problema não é o efeito estufa, mas sim o aumento deste fenômeno provocado pelo homem, quem mais contribui para o aumento do efeito estufa são os vapores d’água, o CO², o metano entre outros, ocorre que cada vez que aumentamos a emissão desses gases o volume de vapor d’água aumenta automaticamente na atmosfera, daí ser o vapor d’água o maior causador do aumento do efeito estufa.

1st-pic-rexfeatures_1503270a

Aquecimento Global, que é medido pelo aquecimento geral do planeta com base na temperatura média da superfície da Terra, vamos deixar como complemento para o próximo texto, onde falarei sobre previsão do clima, modelo climático e os impactos das Mudanças Climáticas de forma mais profunda.

Fique ligado, em breve teremos novidades para você!

Saudações! Agindo local, pensando global!

Carlos Avelino

Advogado | Palestrante | Auditor e Consultor Jurídico Socioambiental

  

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s