Previsão do Clima e as Mudanças Climáticas.

em

Dando continuidade ao assunto Clima x Tempo, hoje falarei sobre a previsão do clima, suas implicações e impactos causados pela mudança climática.

A Previsão do Clima, é uma tentativa de produzir uma estimativa da evolução em curso do clima futuro, como já foi explicado na primeira parte deste tema, clima e tempo são duas coisas distintas, relembrando que o tempo é o estado momentâneo da atmosfera em local específico, relativo a curto prazo, já o clima é a média do tempo observado para uma localidade geralmente a longo prazo.

size_960_16_9_calor3

Ao falarmos de clima estamos nos referindo as médias de: temperaturas, umidade, nevoeiros, ventos e sua velocidade, tempestades e outras observações de longo prazo, caracterizados por uma série de fatores como a latitude, altitude corpos d’água, direção dos ventos e montanhas.

Como exemplo vamos pensar no Brasil, onde temos o clima tropical com características bem definidas, o inverno mais frio, e seco e o verão mais quente e chuvoso.

mapa-do-brasil-clima

Agora falando sobre Modelo Climático, ele é a representação numérica do sistema climático.

No caso do modelo climático, são usados métodos de investigação quantitativa para simular as interações da atmosfera terrestre, os oceanos, o gelo e a topografia.

Este modelo nos dará a dinâmica do sistema meteorológico e climático, gerando projeções futuras sobre o clima onde estas projeções são as respostas simuladas do sistema climático a um cenário de emissões futuras.

climacapa

Este cenário de emissões descreve futuras emissões na atmosfera de gases do efeito estufa como aerossóis e outros poluentes tão conhecidos por nós.

Acredito que agora ficou claro a diferença quando se fala de Tempo e Clima, mas tudo isto está dentro do que chamamos de impactos sobre a vida na Terra das mudanças climáticas.

Muitas pessoas ainda pensam no assunto apenas como aquecimento global, mas é importante salientar que estes impactos funcionam em cadeia, tudo no meio ambiente está ligado em rede, por isso dizemos se tratar de um tema difuso, sendo raros os eventos que não tem desdobramentos no planeta como um todo.

Featured

Além das informações aqui escritas é interessante que você saiba alguns exemplos importantes destes impactos, desconhecidos pela maioria da população, como:

  • Ecossistemas, biodiversidade, armazenamento de carbono e habitats.
  • Sistemas humanos, agricultura, água potável, saúde etc.
  • Sistemas urbanos, transportes, edificações, estilo de vida etc.
  • Sistemas econômicos, energia, manufaturas, indústrias de capital humano.
  • Sistemas Sociais, equidades, migrações, paz e conflitos.

Caro leitor, como você observou e leu, o assunto é profundo, complexo e extenso, com desdobramentos que muitas vezes não imaginamos, neste texto procurei pontuar e definir informações e explicações que possam te mostrar a importância deste tema.

aptopix_italy_climate_r_ap_photoluca_bruno

Precisamos estar atentos as mudanças climáticas, não podemos permitir que a Terra aqueça ainda mais e nos traga um cenário desolador, um futuro incerto para a continuidade da nossa existência neste planeta que é a nossa casa e deveria ser cuidado como tal.

Agindo local, pensando global!

Saudações!

Carlos Avelino

Advogado | Palestrante | Auditor e Consultor Jurídico Socioambiental

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s