Feliz 2018!

Caro leitor, diferente dos anos anteriores e propositalmente este ano resolvi não escrever antes do Natal, o motivo é que segundo minha crença, Jesus Cristo o governador do nosso planeta não nasceu dia 25 de dezembro e sim no mês de março ou no início de abril, com dia incerto, mas independente destas datas ou crenças, fico fascinado com o clima de fraternidade que abraça a todos nesta época do ano.

É incrível como somos capazes de ser gentil, educados e generosos, isto me enche de esperança, afinal é possível ser assim, fica só a dúvida, por quê não durante toda a nossa vida? Por quê somente no Natal?

rawpixel-com-445786-1024x706

Outra situação que me traz reflexão e questionamento é o fato do bom velhinho, ele mesmo, o Papai Noel, estar envolvido na história do nascimento de Cristo, afinal Papai Noel se tornou símbolo de vendas, marketing e a sua história é contada sem seu sentido real.

Para quem não conhece a história do bom velhinho, trata-se de um conto adaptado da Noruega antiga, onde no solstício, mesma data em que se comemora o Natal, jovens tinham que passar por um ritual de passagem da vida infantil para a adulta, esta prova era obrigatória e os jovens eram enviados as florestas para caçar ursos.

541360a270045dc495849887c0abab10

Com o ultimo dia do verão e inverno rigoroso se aproximando, o solstício era a última oportunidade para caçar e armazenar alimentos para o longo inverno. Com o passar dos dias, os jovens mais afortunados, começavam a retornar da caçada, era tradição tirar a pele do urso e trazer a carne para a aldeia.

Com o frio intenso os jovens se cobriam com a pele dos ursos, com a parte de dentro ainda com sangue para o lado de fora, ficando a pele quente aquecendo seus corpos.

unnamed

Quando retornavam à aldeia, de longe o que se via eram pessoas andando na neve cobertos por uma pele ensanguentada do lado de fora, vem disto a cor vermelha da roupa do Papai Noel, e a barba coberta pela neve do inverno rigoroso, é o que hoje vemos como a barba branca do bom velhinho. Pode parecer estranho, uma desilusão com o conceito de Papai Noel, mas foi assim que se iniciou a estória do bom velhinho.

São-Nicolau-Natal

Vamos agora voltar aos nossos dias, sabemos ser necessário criar para facilitar nossa vida, o que chamamos hoje de TEMPO, usamos a terminologia ANO para descrever o período de tempo aproximado em que a Terra leva para dar a volta ao redor do sol, 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos.

Este calendário de dias, horas, minutos e segundos serve para mensurarmos, principalmente nesta época do ano, o que conseguimos realizar e o que ficou para o próximo ano ou até mesmo o que será esquecido por não mais nos interessar. Para alguns fica a sensação de missão cumprida, já para outros o gosto amargo de não ter conseguido realizar tudo aquilo que se sonhava, por isso nesta época do ano os consultórios de psicólogos e terapeutas ficam lotados, muitos sentem uma tristeza enorme pela não realização de sonhos, pela ausência de entes amados, por se sentirem excluídos e outros fatos mais.

Inscrição do calendário romano de Rómulo com a presença dos meses de Januarius e Februarius
Calendário de Rômulo

Para muitos a virada do ano pode representar um recomeço ou uma nova caminhada em direção a aquilo que se deseja, não sei como você meu amigo leitor se sente, mas gostaria de dizer que nunca deixe de perseguir a felicidade, o amor, a paz interior, a harmonia com o universo e com a sua espiritualidade ou crenças, estamos aqui para evoluir e existem apenas dois caminhos, pela dor ou pelo amor, escolha sempre a segunda opção!!

feliz_2018

Feliz 2018!

Carlos Avelino

Advogado | Palestrante | Auditor e Consultor Jurídico Socioambiental

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s