O Petróleo e o Brasil.

em

Tenho acompanhado as notícias na internet nestes dias conturbados que o Brasil ainda vive. Após a greve dos caminhoneiros, iniciou-se uma nova greve de 72 horas dos petroleiros, que não foi adiante em função da ação rápida da justiça brasileira, com a aplicação de uma multa diária aos sindicatos dos petroleiros caso a greve não fosse interrompida de pronto.

Avaliando e observando toda a situação, vamos direto ao ponto central, a Petrobras, ela é o ponto em comum nestes dois episódios recentes que paralisaram a nação.

petrobras-foto-ebc

Algumas notícias, opiniões e textos, principalmente nas redes sociais, tem informações incorretas ou mesmo maldosas, atribuindo ao gestor Pedro Parente, agora não mais à frente da Petrobras, a responsabilidade de importar gasolina e exportar petróleo para os USA.

Verdade ou mentira?

Primeiro, é necessário que você tenha conhecimento de quantos tipos de petróleo existem, temos o petróleo leve (Light) e o pesado (Brent), estes termos dizem respeito a consistência do óleo e sua concentração.

petrobras-biodiesel

O petróleo leve é mais fácil de extrair gasolina e outros derivados nobres. Assim sendo, o seu beneficiamento e o custo final são bem menores. A gasolina, e isto é importante você lembrar, é a chave para que você entenda bem todo este imbróglio.

No Brasil, apenas uma pequena fração do petróleo extraído é do tipo leve, o restante é do tipo pesado, que tem aplicabilidade boa para se fazer asfalto e combustível para máquinas pesadas, acho que você já começou a entender a importância do que falei acima.

Você deve estar se perguntando agora, mas não podemos produzir gasolina a partir deste petróleo pesado?

Itambeagora-Destaque-163

É possível sim produzir gasolina a partir do óleo pesado, tipo Brent, encontrado no Brasil, só que o custo de produção é altíssimo e isto inviabiliza a sua comercialização final, e para piorar, nossas refinarias não são próprias para refino de petróleo pesado, ou seja, são refinarias que operam em sua grande maioria com petróleo do tipo leve, mais limpo e fluido.

Estas refinarias tem um custo de implantação muito inferior aos das refinarias que processam petróleo pesado, assim o Brasil não está aparelhado com refinarias para atender sua demanda por gasolina, sendo necessário importar o produto de outros países, incluindo aí os USA nestas importações.

petrobras_refinaria_henrique

Com estas informações, você já possui o conhecimento da real situação, agora vou explicar quando dizem que o Brasil é autossuficiente em petróleo.

Sim, o Brasil é autossuficiente em petróleo, mas não em gasolina! Existe uma grande diferença nessa afirmação e não sei qual a razão, mas ninguém se preocupou em explicar isto aos brasileiros, que por não conhecerem o assunto, acabam por confundir as coisas.

Então, já está claro que o Brasil não é autossuficiente em gasolina e que o presidente da Petrobras no exercício de suas funções não é responsável pela decisão de importar gasolina, a ideia não foi dele! A Petrobras faz isto a anos por razões comerciais, é mais barato importar gasolina do que gastar bilhões de dólares em refinarias que estariam aptas a processar petróleo pesado em gasolina.

foto-rba-pedro-parente-petrobras

Outro fator importante a ser considerado, é a corrupção, que tomou conta do poder público no país. Um exemplo clássico na área do petróleo, é a construção da refinaria Abreu e Lima em Suape, Pernambuco.

abreu-e-lima-600x330

A refinaria em questão teve seu orçamento original na faixa de US$6 bilhões e que hoje já custa aos cofres públicos mais de US$20,1 bilhões e pasmem, ainda não está pronta! Segundo a construtora responsável pela obra, falta dinheiro para terminá-la, com isso, a refinaria projetada para processar 230 mil barris de petróleo por dia, hoje opera abaixo dessa capacidade processando menos de 100 mil barris.

Dado os devidos esclarecimentos, espero que você entenda com mais consciência esta confusão gerada pela desinformação por parte do governo e de pessoas que deveriam deixar a população ciente de tais fatos.

Protesto-de-caminhoneiros

Saudações!

Carlos Avelino

Advogado | Palestrante | Auditor e Consultor Jurídico Socioambiental

(Fotos: Reprodução Internet)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s