Passadas as festas de final de ano, o Brasil agora com um novo governo e uma atmosfera otimista, nos faz ter a esperança de um futuro melhor, com mais consciência de nosso papel, onde tudo possa ser mais justo e perfeito.
Você deve ter estranhado o fato de eu não ter escrito um texto de final de ano, como de costume. Em verdade o ano de 2018 foi tão problemático para o tema Meio Ambiente, assim como para outros tantos assuntos, como: refugiados mundo afora, país vizinho onde irmãos estão passando fome, violência crescente, corrupção em níveis jamais vistos, enfim, tantas coisas tristes e que em nada nos tornam seres melhores, pensando em tudo isto, resolvi fazer diferente.
Aguardei terminar o ano, para voltar com notícias que nos renovam e nos trazem esperança, que nos dão motivos para acreditar que dias melhores virão, tanto para o ser humano quanto para o Meio Ambiente, como estas doze ações que escolhi como inspiração, e que estão acontecendo em diferentes lugares no mundo.
A Costa Rica já é capaz de gerar energia renovável para suprir sua demanda por até 300 dias.
Caiu em 70% o consumo de carne no mundo.
A Alemanha projeta reciclar 63% do seu lixo até 2022, contra os atuais 36%.
A Malásia anunciou que não vai mais permitir o plantio de palmeiras para extração de óleo que vem devastando suas terras, assim como o governo, que decidiu manter suas montanhas cobertas por vegetação nativa.

Agora já são 250 das maiores empresas do mundo, marcas tradicionais, incluindo a Coca-Cola, Kelloggs e Nestlé, que se comprometeram a REUSAR, RECICLAR ou COMPOSTAR 100% do plástico usado em suas embalagens até 2025.
Já são 32 países que baniram o uso da sacola plástica e pasmem, quase a metade fica no continente Africano!
O Reino Unido reduziu em 9 bilhões de unidades de sacolas plásticas desde 2014.
A China baniu o uso de dentes de elefante (Ivory) e isso gerou uma redução na demanda dos mesmos na ordem de 50%.
A ONU anunciou que o buraco da camada de Ozônio no Ártico está se recuperando e deixará de existir em 2030. No restante do mundo o mesmo deve acontecer em 2060.
A Califórnia, a quinta maior economia do planeta, terá carbono neutro até 2045.
A União Europeia aprovou o banimento do uso de sacolas plásticas e outros, que representam 70% do lixo encontrado nos oceanos.
A Austrália reduziu em apenas três meses, 80% do uso de sacolas plásticas, deixando de usar 1.5 bilhão de unidades das mesmas.
Acredito que você assim como eu, ficou animado (a) com as boas novas, devemos seguir acreditando que podemos fazer melhor, que pode ser diferente, e assim será! Depende de nós, lembrando a você que toda mudança é interna, ela começa de dentro para fora. Mude suas atitudes, mude sua maneira de se posicionar frente aos problemas, mude você, e o mundo ao seu redor irá mudar também.
Não acredita?
Tente!
Desejo que você tenha um ano de 2019 pleno de alegrias e realizações, com muita saúde e paz, o resto a gente corre atrás.
Saudações!
Carlos Avelino
Advogado | Palestrante | Auditor e Consultor Jurídico Socioambiental
(Fotos: reprodução internet)